O museu não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros. Saiba mais


Tipo imóvel:
Igreja
Designação:
Igreja de Santo Adrião de Vila Nova de Famalicão
Outras designações:
Igreja Matriz Velha

Igreja de Santa Maria Madalena de Vila Nova de Famalicão

Descrição:
Igreja seiscentista, tendo como oragos Santo Adrião e Santa Maria Madalena, sofreu inúmeras obras de transformação e remodelação ao longo dos tempos que alteraram por completo o seu traço primitivo. É constituída por uma fachada de linhas simples, de onde sobressaem dois enormes portais e dois janelões, com um painel de azulejos a meio, com a imagem de Santo Adrião. Adossada ao lado esquerdo situa-se a torre sineira, datada de 1925. Esta Igreja resultou da união de duas capelas que existiam nesse local no século XVI, uma dedicada a Santa Maria Madalena e outra ao Santíssimo Sacramento. Durante o século XVII já era Igreja Matriz, retirando essa categoria à capela de Santo Adrião, perdendo-a apenas na década de 1990, depois da construção da nova Igreja Matriz.
Cronologia:

Construção; 1522; d.CAtribuída; 1522; d.CAtribuída; Século XVI; Fruto da anexação a outra capela.

Intervenção; 1586; d.CAtribuída; 1586; d.CAtribuída; Século XVI; Rompimento da parede

Reabilitação; 1702; d.C; Documentada; 1703; d.C; Documentada; Século XVIII; "Em 1702 e 1703 se fez o coro da nave da Egreja parochial, bem como o côro da nave, e a torre dos sinos d'aquella primeira nave, á custa dos juizes da irmandade do S.mo, Manoel Rebello e Souza, abb.e de Villa Nova, e dos beneficiados Manoel Correa da Fonseca e José Bezerra de Figueiroa."

Referência documental; 1758-04-23; d.CDocumentada; 1758-04-23; d.CDocumentada; Século XVIII; Memórias Paroquiais: "O orago hé de Santa Maria Magdalena. Tem uma igreja de duas naves, huma pertensente aos fregueses, com a cappela mor, ahonde está o altar mor, que hé de Santa Maria Magdalena e pertense e a sua fabrica e da capela mor aos parochos desta freguesia e o corpo da nave aos fregueses. Tem três altares, hum de Nossa Senhora do Rosario, outro do Anjo S. Miguel, outro do Senhor Ecce Homo. A outra nave devedida e separada desta por arcos antigos hé do Santissímo Sacramento que hé confradia e não tem mais que o altar do Santissimo Sacramento com sua tribuna. E tem nesta mesma nave huma capella de Nosso Senhor Cuxificado com seo altar que hé confradia das Santas Chagas e tem outra irmandade de clerigos da Senhora da Boa Morte e Anjo São Miguel".

Reabilitação; 1903; d.CAtribuída; 1911; d.CAtribuída; Século XX; A intervenção foi marcada por várias paragens ao longo dos anos, por motivo de falta de verbas.

Construção; Torre Sineira; 1925-07-13; d.CAtribuída; 1925-12-07; d.CAtribuída; Século XX; Iniciativa de Luís Carneiro

Inauguração; Altar-mor; 1956-12-23; d.CDatada; 1956-12-23; d.CDatada; Século XX

Inauguração; 1956-12-23; d.CDatada; 1956-12-23; d.CDatada; Século XX; Inauguração das obras de reabilitação.

Reabilitação; 2015; d.CAtribuída; 2017; d.CAtribuída; Século XXI

Inscrições:

Memoriativa; MEMORIA / Em homenagem de gratidão aos principaes bemfeitores / que subscreveram para a restauração d'esta Egreja, inaugu- / rada provizoriamente para todos os actos do culto divino em / 23 de Outubro de 1910:_ Prestada pela respectiva Junta da Parochia / CONDE DE S. COSME DO VALLE / BARÃO DE FAMALICÃO / COMMENDADOR ANTONIO FERREIRA MARQUES DE SOUZA / COMMENDADOR BERNARDINO DA COSTA E SÁ / CAETANO DE FARIA MARTINS BRANCO // FRANCISCO IGNÁCIO TINOCO DE SOUZA / ABB.e DOMINGOS DE PAULA PEREIRA DE MESQUITA / ALFREDO TORRES CARNEIRO / ANTONIO JOAQUIM COELHO; Português; 1910-10-23

Unidade cultural:
Gabinete do Património Cultural
Número:
GPC.4803C01
Catalogação
Bibliografia

® C M Famalicão - Todos os direitos reservados
in web Acesso online à coleção Sistemas do Futuro