O museu não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros. Saiba mais


Tipo imóvel:
Ponte
Designação:
Ponte de Gravateira
Outras designações:
Ponte da Paradella

Descrição:
Ponte românica, em pedra granítica, constituída por três arcos de volta perfeita, sendo o arco central de maior amplitude. A sua edificação baliza-se entre os séculos XII e XIII, embora tudo aponte para que a mesma se tenha realizado na centúria de duzentos. Embora nos dias de hoje a ponte tenha o nome do lugar onde se localiza, nem sempre foi assim. Até ao final do século XVIII esta ponte era conhecida por "Ponte da Paradella", servindo um caminho que ligava Vila Nova de Famalicão a Barcelos, Póvoa de Varzim e Vila do Conde.
Cronologia:
Construção; 1101-01-01; d.C; Atribuída; 1300-12-31; d.C; Atribuída; Século XII - Século XIII

Épocas:
Funções:
Linha de água:
Natural\Rio\Este

Materiais:
Medidas:

Comprimento: 73,70 Linear\Metro (m) [Ponte] Valor fornecido por A. Martins Vieira no artigo: "Freguesia e Paróquia de Gondifelos" inserido no Boletim Cultural de Vila Nova de Famalicão, nº 3 da III série.

Largura: 3,55 Linear\Metro (m) [Ponte] Valor fornecido por A. Martins Vieira no artigo: "Freguesia e Paróquia de Gondifelos" inserido no Boletim Cultural de Vila Nova de Famalicão, nº 3 da III série.

Altura: 6,00 Linear\Metro (m) [Ponte] Valor fornecido por A. Martins Vieira no artigo: "Freguesia e Paróquia de Gondifelos" inserido no Boletim Cultural de Vila Nova de Famalicão, nº 3 da III série.

Unidade cultural:
Gabinete do Património Cultural
Número:
GPC.1713C01

® C M Famalicão - Todos os direitos reservados
in web Acesso online à coleção Sistemas do Futuro