O museu não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros. Saiba mais


Tipo imóvel:
Ponte\Ferroviária
Designação:
Ponte Ferroviária de Caniços
Descrição:
Ponte ferroviária sobre o rio Ave, ligando a freguesia de Bairro (Vila Nova de Famalicão) e a Vila das Aves (Santo Tirso). A sua construção ocorreu nos inícios da década de 1880, para servir a Linha de Guimarães. É constituída por um tabuleiro metálico, assente em dois pilares. Com as obras de remodelação e eletrificação do troço Santo Tirso-Lordelo em 2013, que implicou a construção de uma nova ponte, acabou por ser desativada. Em 14 de setembro de 2015, após obras de requalificação, foi adaptada à circulação pedonal e ciclável, ganhando assim uma nova vida mais de cem anos depois da sua construção.
Cronologia:

Funcionamento; 1883-12-31; d.CAtribuída; 1883-12-31; d.CAtribuída; Século XIX; Abertura ao público do troço entre a Trofa e Vizela da Linha de Guimarães,no qual se encontra incluida esta ponte.

Desativação; 2003; d.CDatada; 2003; d.CDatada; Século XXI; No âmbito do projeto de remodelação e eletrificação do troço Santo Tirso - Lordelo, da Linha de Guimarães, que levou à construção de uma nova ponte na confluência dos rios Ave e Vizela, esta ponte foi desativada.

Reabilitação; 2009; d.CDatada; 2009; d.CDatada; Século XXI; Celebração de um protocolo entre as Câmaras Municipais de Vila Nova de Famalicão e Santo Tirso e a Rede Ferroviária Nacional de colaboração técnica e financeira para a adaptação da ponte a trânsito pedonal.

Inauguração; 2015-09-14; d.CDocumentada; 2015-09-14; d.CDocumentada; Século XXI; Inauguração das obras de reabilitação e adaptação desta ponto a trânsito pedonal e ciclável.

Linha de água:
Natural\Rio\Ave

Unidade cultural:
Gabinete do Património Cultural
Número:
GPC.0429

® C M Famalicão - Todos os direitos reservados
in web Acesso online à coleção Sistemas do Futuro