O museu não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros. Saiba mais


Tipo imóvel:
Conjunto\Santuário
Designação:
Santuário da Senhora do Carmo
Outras designações:
Santuário de Nossa Senhora do Carmo

Monte d'Água Levada

Descrição:
É um dos santuários mais antigos da Arquidiocese de Braga consagrados a Nossa Senhora do Carmo e o único santuário mariano existente no arciprestado de Vila Nova de Famalicão. Os bens imóveis que o integram foram construídos com as esmolas dos seus devotos, principalmente irmãos da Confraria, a maioria "brasileiros". Possui uma tradição secular, envolvendo o milagre de uma imagem, à qual inicialmente o povo deu o nome de Nossa Senhora da Água Levada. Em 1660 foi criada a Irmandade de Nossa Senhora do Carmo, sendo alterada em 1745, com os santos escapulários, com licença dada pelo Frei D. Diogo de S. Rafael da Ordem dos Carmelitas Descalços. Esta devoção a Nossa Senhora do Carmo rapidamente se espalhou a toda a região, tornando-se numa das imagens da Senhora de adoração mais antiga.
Cronologia:

Construção; 1600; d.CAtribuída; 1660; d.CAtribuída; Século XVII; Inicio da construção do Santuário, com a edificação da primitiva capela, em honra da Senhora da Água Levada, tendo o orago sido alterado em 1660, com a criação da Confraria da Senhora do Carmo.

Inauguração; Parque de estacionamento; 2013-07-30; d.CDocumentada; 2013-07-30; d.CDocumentada; Século XXI; Com capacidade para 11 viaturas pesadas e 63 ligeiras.

Inauguração; 2017-07-10; d.CDocumentada; 2017-07-10; d.CDocumentada; Século XXI; De conjunto de beneficiações no recinto da capela, parque de estacionamento e casas de banho.

Inauguração; Adro; 2021-07-11; d.CDocumentada; 2021-07-11; d.CDocumentada; Século XXI; Reabilitação do adro do Santuário da Nossa Senhora do Carmo

Épocas:
Unidade cultural:
Gabinete do Património Cultural
Número:
GPC.2202C
Catalogação

® C M Famalicão - Todos os direitos reservados
in web Acesso online à coleção Sistemas do Futuro